sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dia da Mãe - 1 de Maio de 2011



"Os teus braços estão sempre abertos quando preciso de um abraço. O teu coração sabe compreender quando preciso de uma amiga. Os teus olhos sensíveis endurecem-se quando preciso uma lição. A tua força e teu amor dirigiram-me pela vida, dando-me as asas que precisava para voar.”


O 25 de Abril



quarta-feira, 20 de abril de 2011

Início do 3.º Período

Informo os Pais e Encarregados de Educação dos alunos da EB1 de Bicos que as aulas retomarão no próximo dia 26 de Abril, 3.ª feira.



Mais informo que a reunião de Encarregados de Educação (Entrega das Fichas de Avaliação e outros assuntos) será no próximo dia 28 de Abril de 2011, 5.ªfeira, pelas 16.45h.


Com os melhores cumprimentos.


A Professora

Liliana Estêvão Godinho

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Páscoa Feliz!


Voltamos no dia 26 de Abril.... Até lá!

PNL - "Porque é que os animais não conduzem?"


6.ª Actividade do Projecto: "Pirilim pim pim, histórias com princípio, meio e fim..."

Encerramento do 2.º Período - Páscoa / 6.ª Actividade do Projecto de articulação ."Pirilim pim pim, histórias com princípio, meio e fim..."



Para festejar o último de escola antes das férias da Páscoa e do Projecto Pirilim pim pim, histórias com princípio meio e fim... convidámos e fizemos actividades com os meninos da Pré. Até tivemos cá o filho da professora, o Alexandre.



- Ouvimos e vimos, em PowerPoint, uma história: "O coelho que não era da Páscoa".

-Descobrimos palavras da área vocabular da palavra PÁSCOA.

- Pintámos um coelhinho com ovos

- Construímos um coelho para colocar amêndoas e jogámos ao jogo "coelho à toca".



Foi um dia muito divertido!



Agora vamos ter uns dias de férias, bem merecidas, porque trabalhámos muito neste período.






quarta-feira, 6 de abril de 2011

PNL - Soldadinho de Chumbo



Reconto


Era uma vez um soldadinho que era feito de chumbo. Vivia numa caixa com 25 irmãos. Num dia, um menino abriu a caixa onde estavam os seus 25 irmãos e quando um deles saiu viu uma linda bailarina de papel que estava perto do castelo. O soldadinho ficou admirado, ficou parado a olhar para a bailarina de papel pensando que ela também só tinha uma perna… mas ela tinha 2 pernas porque a outra estava escondida na sua bela saia comprida. Ficou muito admirado com a bailarina! À noite apareceu um duende negro que o fez passar muitas emoções. Num dia de manhã os meninos acordaram e puseram o soldadinho na janela. Uma corrente derrubou o soldadinho e caiu 3 andares, dois meninos que passaram pela rua encontraram o soldadinho de chumbo. Fizeram-lhe um barco por onde ele passou muitos perigos. Passou por dentro de um túnel com, uma ratazana a persegui-lo, depois esteve dentro de uma barriga de um peixe e por fim chegou novamente a casa onde vivia. Mas o menino jogou-o para o lume por ele só ter uma perna, a bailarina foi tentar salvá-lo... mas acabou por lá ficar também. Quando a empregada foi limpar a lareira encontrou o coração de chumbo e a lantejoula.

Na história o menino não soube respeitar a diferença do Soldadinho de Chumbo. Achamos a sua atitude incorrecta, porque devemos respeitar as diferenças duns dos outros. A atitude da Bailarina foi correcta porque foi tentar salvar o Soldadinho de Chumbo. Foi corajosa! Gostava muito dele, mesmo só tendo uma perna.

Joel e João Bernardo


Fizemos o soldadinho de chumbo com flanela.

Ficou muito giro!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Projecto: "O direito à diferença"




Dia Mundial do Autismo - 2 de Abril

Para assinalar este dia, trabalhamos o livro "O Pirilampo Mágico"

"O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, comemora- se no dia 2 de Abril, uma data instituída pela ONU em 2007, pretende ser um marco na sensibilização e na homenagem a todas as pessoas e respectivas famílias que todos os dias vivem esta realidade, enfrentando geralmente muitas dificuldades e discriminações. "


O nosso amigo Luís é um menino autista. Por vezes o seu comportamento é um pouco diferente do nosso, mas já percebemos os motivos desse comportamento.

Nós tentamos acalmá-lo, falando com ele. Gostamos muito dele como ele é. Brincamos com ele, no recreio à bola, ao apanha, nos trabalhos da escola e agora no nosso novo parque infantil.

Apesar da sua diferença, e como diz o nosso projecto, deve haver: solidariedade, igualdade, tolerância e justiça. É o que tentamos fazer na nossa escola.

A turma da EB1 de Bicos e professora desejam, ao nosso amigo Luís e família, muitas felicidades e que não tenham tantas situações de discriminação.

O nosso trabalho!

5.ª Actividade do Projecto em articulação com o JI de Bicos

" Pirim lim pim pim...Histórias com princípio, meio e fim!"



O que fizemos para o dia do Pai...