terça-feira, 13 de abril de 2010

PNL - O segredo do rio

Actividades que desenvolvemos na sala de aula:
- BI dos livros estudados do PNL




- Leitura individual do livro
- Ficha de leitura individual

- Trabalho de Expressão Plástica



- Pesquisa da espécie a que pertence o peixe que faz parte da história

A Carpa
Características
Corpo alongado, coberto com escamas grandes. Boca terminal, proeminente e com dois pares de barbilhos. Barbatana dorsal longa e com raios, sendo o primeiro mais forte e dentilhado. Dorso castanho esverdeado, flancos dourados e ventre amarelado.
Origem e distribuição
Originária da Ásia Ocidental e Europa Oriental, é atribuída aos Romanos a sua introdução em todo o império, quer como alimento, quer como adorno nos lagos das casas das famílias abastadas.
Posto isto, tudo nos leva a crer que se encontra nas nossas águas a quase 2000 anos, estando distribuída por todas as bacias hidrográficas do país.
Estão identificadas quatro variedades: comum ou selvagem, espelho, dourada ou vermelha e couro. Diferem entre si pela altura do corpo, coloração, tamanho e disposição das escamas. As mais encontradas nas nossas águas são a comum e a espelho.
Habitat
Vive maioritariamente em albufeiras, embora também se encontrem em cursos de água com fraca corrente e vegetação abundante. É sem duvida a espécie que melhor suporta aguas sem qualidade, conseguindo desenvolver-se com muito êxito em águas impróprias para consumo humano, chegando nos estuários a aventurar-se até ao limite da água salobra.
Resiste bem a altas e baixas temperaturas e a muita ou pouca oxigenação das águas, como tal é a espécie que mais se encontra nos nossos (infelizmente) poluídos cursos de água.

Alimentação
Falar sobre a alimentação da carpa é simples, a carpa come tudo o que tenha algum valor proteico ou seja, tal como o nosso conhecido porco tudo o que vem à rede é peixe.
A sua dieta corrente é composta por: invertebrados, plantas e todo o tipo de sementes. Preferencialmente consome larvas de insectos, crustáceos e ocasionalmente pequenos peixes. O principal método de alimentação é por aspiração dos fundos mas é muito capaz de perseguir velozmente um pequeno peixe ou atirar-se a um insecto à superfície com a mesma vontade.


Daniel Diogo, Margarida, Daniel Batista, João Bernardo, Joel e Rafael
3º e 4º Anos

Sem comentários:

Enviar um comentário