domingo, 4 de abril de 2010

Dia Mundial do Autismo - 2 de Abril

O Dia Mundial do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 2 de Abril de 2008, para a consciencialização acerca dessa questão. O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.
No evento de 2009, a ONU declarou que, segundo especialistas, a doença atingia cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo, afectando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.
.
É necessário que haja diferenciação, adaptação e individualização curricular às necessidades e características de cada aluno, em especial dos alunos com NEE. Todos os alunos deverão ter os mesmos direitos e oportunidades, incluindo o direito à diferença e a uma educação adaptada às suas necessidades.

Proporcionar um ensino individualizado, aceitar as diferenças, reconhecer o que a criança é capaz de fazer e respeitar o seu ritmo .


" A todos os meninos e meninas em individualidade, e aos adultos, que acreditam que a igualdade mais não é do que o direito e também a obrigação de sermos diferentes, até de nós próprios".

1 comentário:

  1. “Embora me seja difícil comunicar ou compreender as subtilezas sociais, na realidade, tenho algumas vantagens em comparação com os que tu chamas de “normais”. Tenho dificuldade em comunicar, mas não me costumo enganar. (...) Ajuda-me a compreender. (…) Organiza meu mundo e ajuda-me a prever o que vai acontecer. Aceita-me como sou. Não condicione a tua atenção a que eu deixe de ser autista. (…). Vale a pena viver comigo. Posso te proporcionar tanta satisfação como as demais pessoas. Pode acontecer um momento em tua vida em que eu “autista” seja a tua maior e melhor companhia. (…) Minha vida como autista pode ser tão feliz e satisfatória como a tua vida “normal”. Nessas vidas, podemos vir a nos encontrar e a partilhar muitas experiências."
    Angel Rivière Gómez (2009)

    ResponderEliminar